Juno in the Classroom (Português)

In English

Introdução:

Verifique que você digite “Junoed” em sua busca online (e não apenas “Juno”), ou você vai encontrar  fotos de Ellen Page e Michael Cera, antes de encontrar o que você quer …

___

___

O Que É JunoEd?

Direto do site:

Juno é uma plataforma livre para desenvolver e implantar livros on-line, tutoriais e exercícios. Envie seu texto, perguntas, imagens e vídeos para criar conteúdo interativo sem programação!

Use Juno para criar avaliações e planilhas on-line. Os alunos podem acessar o conteúdo em computadores, tablets ou smartphones. Em seguida, suas notas podem ser submetidas diretamente a qualquer livro de notas compatível! Professores também podem imprimir seus materiais quando os computadores não estão disponíveis. Crie uma biblioteca com seus arquivos para toda a escola compartilhar.

Na realidade, a funcionalidade de livros didáticos de Junoed ainda é limitada em comparação com plataformas como o Google Sites, o iTunes U ou iBooks, e a maioria dos professores que utilizam Juno continuam a implantá-lo primariamente como uma ferramenta de avaliação. No entanto, existem alguns recursos úteis que o tornam mais do que simplesmente uma máquina de avaliações.

Prós

1. Uma vez que você se familiariza com a interface do Juno, a criação de avaliações é simples.  (E aprender sobre a interface é fácil através das instruções minuciosas de Joyce Pereira.)

2. Você pode criar vários tipos de questões de avaliação, tais como:

  • Múltipla escolha

  • Respostas múltiplas

  • Verdadeiro ou falso

  • Respostas correspondentes

  • Sequência (ótimo para perguntas linha do tempo, cronológica, alfabética)

  • Resposta curta (cuidado ao configurar Juno para fazer as correções. As respostas que você aceita, o Juno, talvez não)

  • Resposta longa ou dissertativa (ótimo para a prática de redação e escrita)

3. Tipos de perguntas básicas podem ser definidas para auto-correção, o que economiza tempo e fornece feedback em tempo útil para os alunos.

4. Você pode optar por imprimir uma cópia da avaliação, apenas no caso de haver um problema de tecnologia. Você também pode criar várias versões da avaliação para prevenir que os alunos colam as respostas.

5. Você pode escolher quais os alunos que farão determinadas avaliações, e você ainda pode fazer várias versões sobre o mesmo assunto ao vivo ao mesmo tempo. Mais uma vez, evitando possível trapaça.

6. As provas podem ser criadas a partir do desktop e laptop. Se você tiver um aluno que precisa refazer a prova, mas você não pode estar presente, você pode colocar a prova online para ser completada (com supervisão) a distância.

7. O mesmo vale, naturalmente, para os alunos, eles podem responder aos questionários em praticamente qualquer dispositivo móvel.

8. Não há necessidade para o professor ficar atento para encerrar a prova: você pode definir um limite de tempo e o teste ficará off-line (indisponível) quando o tempo esgotar.

9. Com a função de análise (que se encontra em “Scores” quando você está revendo uma avaliação) você pode rever o trabalho dos alunos em diversas maneiras:  a média da classe por questão, aluno por aluno, etc .

10. Os alunos com mais de um professor usando JunoEd só precisa de um nome de usuário e senha. Para as escolas, como a nossa, que usam Jupitergrades, os alunos podem acessar diretamente através do Júpiter. Códigos temporários são fornecidos para os professores cujos alunos perderam suas senhas.

11. Para as escolas que utilizam Jupitergrades (como o nosso) há integração automática das notas para o livro de notas: as notas podem ser automaticamente submetidos a Júpiter e calculado diretamente com as outras notas do aluno.

12. E, claro, todo o processo é gloriosamente sem papel!

___

___

Contras

  1. A interface não é auto-explicativo e a ajuda do glossário é subdesenvolvido. Pessoas que não tem medo de “fuçar” vão se dar bem. Professores facilmente intimidados ou frustrados pela tecnologia terão mais dificuldades.
    Recomendação: providenciar sessões para desenvolvimento profissional no uso do Juno. Chame professores com facilidade no uso de tecnologia para oferecer suporte e orientação aos novatos.

  2. Lockdown sempre bloqueia o Wi-fi. O procedimento fica mais lento quando o recurso Lockdown está ativado. Isso pode resultar na perda do trabalho do aluno. Eu mesmo vou monitorando os alunos durante a prova, em vez de correr o risco do trabalho do aluno que ser comprometido por problemas de bloqueio.

  3. Alguns navegadores funcionam melhor que outras. O Firefox tem sido  mais confiável, mas o Chrome tornou-se constante também. Verifique qual que lhe dará o mínimo de problemas e diga aos alunos para utilizá-lo.

This slideshow requires JavaScript.

Dicas

  1. Faça uso da função de “textbook ”(livro didático), pois é muito útil. Textos e revisão de materiais, referentes à avaliação podem ser anexados para a revisão antes da avaliação. “Livros didáticos” também servem como pastas para seus cursos e unidades.

  2. Livros didáticos também proporcionam muito potencial para adicionar exercícios e leitura no Juno, tanto para análise e prática.

  3. Faça a decisão se deseja que os alunos sejam capazes de rever as suas avaliações. Às vezes, isso será a coisa certa a fazer, mas se você pretende repetir o teste para outras turmas.

  4. Dá trabalho, mas eu crio duas avaliações para o conteúdo que estou avaliando para que os alunos ausentes não podem beneficiar por estarem ausentes.

  5. Slides são excelentes para adicionar lembretes necessários e conselhos- eu tenho slides com rúbricas diretamente embutidos em cada avaliação para que os alunos sabem exatamente o que lhes é exigido.

  6. A grande característica do Junoed é a facilidade com a qual multimídia pode ser adicionada.
    Fotos, imagens, MP3, gifs, vídeos do YouTube, podem ser integrados sem problemas.

  7. Lembre-se de exigir que os alunos têm fones de ouvido se você estiver utilizando vídeos ou música em suas avaliações. Uma  sala de aula com 28 iPads tocando o discurso “Eu tenho um sonho” pode ficar barulhento.

Junoed pode não ser a solução certa para todas as situações, mas é uma ferramenta brilhante e gratuito que deve ser explorada por todos os educadores modernos que defendem a aprendizagem.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: